TRATAMENTOS

Câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Se você recebeu o diagnóstico de câncer de próstata, seu médico irá considerar muitos fatores antes de recomendar o melhor tratamento. Para muitos homens, isso pode significar uma prostatectomia (retirada da próstata e vesículas seminais). Nesta cirurgia, os médicos removem toda a próstata.

Uma vez indicada a cirurgia, muitos pacientes perguntam: “doutor, como é a cirurgia e a recuperação?”

A cirurgia de remoção da próstata pode ser realizada por duas vias de acesso principais: aberta e laparoscópica, sendo que por essa última via, a cirurgia robótica veio a agregar mais precisão nos últimos anos. Falaremos mais a respeito a seguir.

Qual a diferença da Cirurgia Aberta e a Laparoscópica Robótica?

Cirurgia robótica: pequenas incisões de cerca de 1cm permitem a passagem de pinças e câmeras especialmente projetadas para realizar um procedimento preciso e minimamente invasivo, com tempo de recuperação mais rápido e incisões menores.

Cirurgia aberta: essa abordagem usa incisões e ferramentas tradicionais. Para circunstâncias mais complexas, uma cirurgia aberta pode ser uma opção mais apropriada do que uma cirurgia robótica. A escolha dependerá da avaliação criteriosa caso a caso.

Como é a anestesia?

A prostatectomia leva cerca de três horas. Você estará sob anestesia geral, então estará completamente adormecido.

Quais os passos da cirurgia?

Entre as técnicas de reprodução assistida existem:

Como é o pós-operatório?

Após a prostatectomia:

Mais dois dias de internação são em geral necessários para observação clínica. São realizadas medidas de pressão arterial e freqüência cardíaca. Não havendo complicações, o paciente pode ser liberado para casa.

Em casa: depois de ser mandado para casa, medicações para analgesia simples são utilizadas para controle da dor. Após a cicatrização do local da cirurgia, o cateter é removido no consultório médico. Isso geralmente ocorre de 07 a 14 dias, a depender da orientação do médico.

É indicado o início de fisioterapia do assoalho pélvico que ajuda na recuperação precoce da continência urinária (capacidade de segurar a urina). Pode ser indicado o uso de medicação dilatadora dos vasos penianos (por exemplo, a Tadalafila) para que seja alcançada recuperação precoce da função erétil.

Após 14 a 21 dias, você passará por reavaliação e será discutido o resultado da biópsia cirúrgica (análise da próstata e do tumor). Nessa ocasião será discutido se o tratamento adicional é necessário (a maioria dos pacientes não precisa de tratamento adicional).

Licença médica afastamento: não recomendamos atividade extenuante ou trabalho pesado por pelo menos um mês após a cirurgia. A maioria das pessoas fica afastada do trabalho por duas a quatro semanas. Se você trabalha em casa ou em escritório, é possível retornar mais precocemente, com duas semanas. Mas sempre com orientação e após avaliação médica.

É importante saber que após um mês, sua vida deve começar a voltar ao normal.

Mas, alguns homens ainda experimentam efeitos colaterais que podem incluir:

Essas duas questões serão abordadas em outro texto na nossa página, mas se tiver dúvidas a respeito, não esqueça de nos perguntar.

A prostatectomia é uma cirurgia de grande porte. A tecnologia e os avanços de técnica cirúrgica tem permitido a recuperação precoce da continência e potência sexual. Mas, ainda assim, a depender da gravidade do tumor e da recuperação individual, o retorno das funções pode ser mais longo.

Os efeitos colaterais da cirurgia são geralmente temporários. No entanto, se eles estiverem afetando sua qualidade de vida, não deixe de nos perguntar sobre as opções que podem ajudar.