TRATAMENTOS

Disfunção Miccional

A disfunção miccional consiste nos problemas de função da bexiga, como a dificuldade de armazenar ou reter a urina. A mais conhecida delas é a incontinência urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina pela uretra.
No homem, uma das principais causas da disfunção miccional é a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata, atingindo cerca de 88% dos homens. Os sintomas vão desde o jato urinário fraco e fino, ao aumento da frequência urinária.

A disfunção miccional também pode acometer o público infantil. Por razões ainda desconhecidas pelos médicos, ocorre um retardo no amadurecimento neurofisiológico das vias de micção de algumas crianças. Nesses casos, os pais devem iniciar um acompanhamento imediato com um urologista para ser conduzido ao tratamento adequado.

Principais sintomas

Muitas vezes, a nossa frequência de idas ao banheiro para urinar pode indicar apenas um hábito ou o consumo de líquidos. Para identificar se deve procurar ajuda urológica, é preciso verificar se a micção está frequente, acima do normal, ou se há uma vontade súbita de ir ao banheiro ao ponto de causar problemas a sua rotina.

Além disso, outros sintomas como febre, náuseas e vômitos, dores nas costas e na pélvis podem aparecer.

Tratamentos para a disfunção miccional

Como a disfunção miccional pode acontecer por inúmeras formas, o tratamento vai depender da causa, grau e estado atual do paciente. Independente do tipo da perda urinária, é muito importante que o indivíduo procure um médico urologista para avaliar os sintomas e começar o tratamento indicado.

É muito comum que pessoas com incontinência urinária esperem vários anos para procurar um atendimento médico. Entretanto, mesmo na terceira idade, problemas urinários não são normais, como muitos acreditam. Passando por situações como essa, o paciente costuma se isolar do convívio social, trazendo um impacto negativo na sua qualidade de vida.

O tratamento pode envolver o uso de medicamentos, cirurgia, sondagem intermitente ou fisioterapia para controlar a saída da urina.

Ao sentir qualquer sintoma referente ao trato urinário, não hesite em buscar ajuda médica. Agende agora mesmo uma consulta e tire todas as suas dúvidas sobre esse e outros procedimentos urológicos.