TRATAMENTOS
Disfunção Miccional
A disfunção miccional consiste nos problemas de função da bexiga, como a dificuldade de armazenar ou reter a urina. A mais conhecida delas é a incontinência urinária, caracterizada pela perda involuntária de urina pela uretra.
No homem, uma das principais causas da disfunção miccional é a hiperplasia prostática benigna (HPB), caracterizada pelo aumento da próstata, atingindo cerca de 88% dos homens. Os sintomas vão desde o jato urinário fraco e fino, ao aumento da frequência urinária.
A disfunção miccional também pode acometer o público infantil. Por razões ainda desconhecidas pelos médicos, ocorre um retardo no amadurecimento neurofisiológico das vias de micção de algumas crianças. Nesses casos, os pais devem iniciar um acompanhamento imediato com um urologista para ser conduzido ao tratamento adequado.
Principais sintomas
Muitas vezes, a nossa frequência de idas ao banheiro para urinar pode indicar apenas um hábito ou o consumo de líquidos. Para identificar se deve procurar ajuda urológica, é preciso verificar se a micção está frequente, acima do normal, ou se há uma vontade súbita de ir ao banheiro ao ponto de causar problemas a sua rotina.
Além disso, outros sintomas como febre, náuseas e vômitos, dores nas costas e na pélvis podem aparecer.

