ESPECIALIDADES
Urodinâmica
O que é urodinâmica?
Urodinâmica é um método que avalia as condições funcionais do trato urinário baixo, muitas vezes comprometido por condições urológicas ou neurológicas disfuncionais. Trata-se de um estudo das várias fases do ato de produzir, transportar, reter e excretar urina, gerando critérios como volume produzido, excretado ou retido, tempo de produção, capacidade volumétrica das vias urinárias, pressão de fluxo no interior das vias urinárias, etc.
Comumente, a bexiga acumula em seu interior a urina, graças ao fechamento da uretra, exercido pelo esfíncter vesical, um músculo de controle voluntário, liberando-a quando queremos. Em conjunto com esse relaxamento esfincteriano, a pressão no interior da bexiga é aumentada por causa do músculo detrusor da bexiga e do aumento da pressão intra-abdominal, fazendo com que a urina seja expelida em jatos. A urodinâmica auxilia a diagnosticar e especificar eventuais distúrbios nesse mecanismo.
Quem deve fazer uma urodinâmica?
A urodinâmica é utilizada acima de tudo para aperfeiçoar o diagnóstico, especialmente em casos de incontinência urinária, mas fornece também fundamentos importantes em casos de retenção e outros distúrbios do ato de urinar.
A urodinâmica é indicada:
- No caso de vários sintomas urinários em conjunto, como urgência urinária, incontinência urinária, nictúria, perda urinária involuntária, etc
- Resultados não satisfatórios nos tratamentos (clínico ou cirúrgico) para incontinência urinária
- Incontinências urinárias recidivantes
- Pacientes com histórico prévio de cirurgias da pelve
- Pacientes submetidos à radioterapia na região pélvica